Por Rafael Ventura.
Pelo menos quatro carros da polícia Militar e 4 carros da Guarda Civil, estavam em alerta. (Foto: Rafael Ventura/ Diário de Ribeirão Pires)
(Foto: Rafael Ventura/ Diário de Ribeirão Pires)

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) liberou, hoje, os dados estatísticos das ocorrências policiais referentes ao mês de janeiro deste ano.

Nos dados apresentados pelo órgão, é possível ver um aumento nos casos de roubo, furto, lesão corporal e estupro, em comparação com o mesmo período de 2014.

O número de roubos gerais no mês de janeiro de 2014 foi de 35, contra 52 em janeiro de 2015 – um aumento de 48,5% das ocorrências. Os roubos e furtos de veículos são apresentados separadamente dos demais casos, e, de acordo com as estatísticas apresentadas, houve queda de, pelo menos, 19% nesse tipo de crime, em relação ao ano anterior. Os demais furtos tiveram um aumento de 13,4%, somando, pelo menos, 93 casos apenas em janeiro deste ano.

A lesão corporal também teve aumento expressivo: só no primeiro mês desse ano foram, pelo menos, 55 casos, representando um aumento de mais de 27% em relação ao ano anterior. 35 desses sendo por lesão corporal dolosa e os outros 20 casos foram ocasionados em acidentes de trânsito, que também tiveram aumento nos casos de vítimas fatais.

Os casos de estupro dentro do município também aumentaram: 50% de aumento real. Em janeiro de 2014 foram dois casos, contra três que ocorreram apenas no primeiro mês de 2015.

A única diminuição nos dados apresentados foi para homicídio doloso: foram três no ano passado, contra dois neste ano. Uma queda de 33,3 pontos percentuais.

Os dados apresentados pela Secretaria só mostram ocorrências que foram registradas junto à polícia. Não englobam, portanto, casos em que as vítimas não lavraram o boletim de ocorrência.

Veja a planilha completa aqui.