Seu celular caiu na água? Dicas de como salvar seu Smartphone

Uma situação que muita gente já passou ou irá passar, é ver seu celular cair na água, e consequentemente muitos dos casos são irrecuperáveis. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de o que fazer caso seu aparelho molhe para não ficar no prejuízo. As dicas também são válidas para quem tem um smartphone resistente à água.

Os especialistas são unânimes em relação ao que não fazer logo após o celular cair na água: tentar ligar o aparelho. Às vezes, o usuário fica ansioso para saber se perdeu alguma coisa e acaba ligando o celular logo em seguida. No entanto, a melhor coisa a se fazer é desmontar o smartphone o máximo possível. Isso inclui retirar os chips, cartão microSD e, principalmente, a bateria, se seu aparelho permitir.

Após remover todos os componentes, você deve secar um por um com uma toalha ou pano e dar leves batidinhas para que a água possa escorrer. Mas especialistas afirmam que a melhor atitude é levar o smartphone para fazer os reparos necessários: A água oxida o aparelho e a pessoa não consegue consertar em casa, então assistência técnica vai abrir o celular e fazer a desoxidação.

 

Colocar o celular no arroz funciona?

Uma das indicações mais comuns do que fazer quando o celular cair na água é colocar o smartphone dentro de um pote de arroz cru. E essa dica pode ser mesmo eficiente: segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por, pelo menos, um dia.

Porém, não é em todas as ocasiões que o uso do arroz irá ajudar a concertar seu aparelho, já que corre o risco de ficar algum resíduo de água no aparelho, podendo gerar uma oxidação no futuro.

 

Kit para recuperação de celular?

O produto, que chegou ao Brasil em 2014, promete recuperar não somente smartphones, como qualquer eletrônico que entrou em contato acidental com água. O kit é composto de uma embalagem plástica selada e um agente capaz de remover a umidade do celular. Para apresentar efeitos, é preciso que o dispositivo fique por 48 horas no saco. O AF Tech-Rescue tem preço médio de R$ 20 em lojas online.