Alunos de escola Municipal participam de projeto visando conhecimento patrimonial do Município

Nesta quinta-feira, dia 26, cerca de 60 alunos da Escola Municipal Yoshiko Narita, estudantes do 4º e do 5º anos, conheceram mais obre a história de Ribeirão Pires durante aula de Educação Patrimonial. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade tem como objetivo despertar nos alunos das escolas municipais a valorização dos patrimônios históricos e pontos turísticos pertencentes a Ribeirão Pires

Neste inicio do projeto, as crianças visitaram três locais da cidade: o Museu Ferroviário, que conta a história da construção da ferrovia em 1885; a antiga Praça 15 de novembro, atualmente Largo da Matriz; e o primeiro moinho de trigo do Estado de São Paulo, construído em 1898 pelos irmãos Macciota – posteriormente Fábrica de Sal (década de 40).

Durante o passeio monitorado pelo professor Fernando Ripoli, os estudantes puderam adquirir conhecimento social, cultural, político e econômico da fundação da cidade.

A aluna Camila Vitória da Silva disse que aprendeu muito na visita. “É a primeira vez que venho no Moinho (Fábrica de Sal). É importante saber dos nossos antepassados e passar essas informações de geração para geração”, explicou.

Depois das visitas, o projeto tem continuidade em sala de aula, com estudos, lembranças dos passeios e do conhecimento adquirido.

Notícias relacionadas