Secretário de Saúde pede demissão em RGS

Há tempos a saúde de Rio Grande da Serra enfrenta um completo caos. No último final de semana, médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não foram trabalhar por conta do calote que a Prefeitura vem dando nos profissionais de saúde. Essa não é a primeira polêmica envolvendo a gestão do atual prefeito da cidade, Gabriel Maranhão (PSDB).

Em Julho deste ano, moradores se reuniram e ocuparam o prédio onde ficava a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Conde. Ao entrar no local, moradores encontraram diversos objetos nunca utilizados, mas que com o passar dos anos haviam se deteriorado e passado da data de validade. Na época, o prefeito se comprometeu a receber os manifestantes, mas enquanto eles aguardavam na calçada, uma equipe da Prefeitura foi até o prédio ocupado para recolher os materiais

Já em junho deste ano, médicos também já haviam se negado a trabalhar por conta do calote que Maranhão vinha dando a meses nos profissionais da saúde. Na época, a empresa que administra a saúde da cidade, confirmou que o pagamento não estava sendo realizado há pelo menos três meses. No entanto os médicos continuaram dentro da Unidade, diferente do último final de semana, que os médicos nem chegaram a ir trabalhar.

Agora, depois de tantas polêmicas relacionadas a saúde da cidade, o secretário da pasta pediu demissão na última segunda-feira (25). De acordo com informações, há tempos, o secretário não estaria de acordo com algumas ideias da atual gestão, o que ocasionou em sua saída do governo de Maranhão.

Nossa equipe de reportagem tentou contato via telefone com Carlos Duarte para questioná-lo sobre o motivo oficial de sua demissão, mas até a publicação desta matéria, não conseguimos contato.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra também não se manifestou sobre o assunto.