Maranhão não paga salário e médicos abandonam UPA de RGS

As polêmicas em Rio Grande da Serra ganharam mais um capítulo nesta semana. Desta vez, Gabriel Maranhão (PSDB), prefeito da cidade, como já vem virando costume, deixou de pagar prestadores de serviço da cidade. De acordo com pessoas  ouvidas pela equipe de reportagem do Diário de Ribeirão Pires, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade está sem nenhum médico, já que Maranhão, há meses não estaria fazendo o pagamento à empresa que administra a saúde do município.

Em um vídeo enviado pela leitora Ana Paula Novaes, que também é moradora de RGS, ela relata que foi até a unidade de saúde para levar uma criança. Ao adentrar o local, é possível ver que está completamente vazio, tanto em relação a pacientes quanto a médicos. No vídeo também é possível ver que a placa informativa onde deve conter os nomes dos profissionais de saúde que se encontram em atendimento na unidade (o que é obrigatório por lei) está sem nenhum nome.

No vídeo é possível ouvir algumas considerações da munícipe:

“O Prefeito da cidade de Rio Grande da Serra não fez o pagamento dos médicos e desde segunda-feira [18/09], meio dia, não tem nenhum médico aqui”, disse a munícipe, que foi além:

“O prefeito não honra com o compromisso dele de pagar os médicos pra virem atender aqui, aí falam pra gente ir pra UPA de Ribeirão Pires porque lá tem médico. Ou seja, a gente que mora aqui em Rio Grande têm que ir lá em Ribeirão porque o prefeito não paga os médicos daqui. Porque o de lá paga e o daqui não? Tá cada dia pior esse lugar aqui”.

Ao final da gravação, duas pacientes saem da UPA e são questionadas, pela munícipe inconformada, se teriam sido atendidas. A negativa é imediata:

“Não, É só emergência. To morrendo de dor nas costas e não to sentindo nada, pra eles não é nada né”, reclama a paciente, finalizando que buscaria atendimento na UPA de Ribeirão Pires, mesmo sendo moradora de Rio Grande da Serra.

Indignada, Novaes finaliza o vídeo.

Gabriel Maranhão vem dando calote em diversos fornecedores no decorrer deste ano. Além de já ter parado o atendimento da UPA da cidade por várias vezes, o que chegou a ser tema de um dos vídeos da Tv DiárioRP. Em julho, o prefeito também já deu o calote na empresa que faz a coleta de lixo na cidade, que chegou a cruzar os braços e se recusou a coletar o lixo dos moradores de Rio Grande da Serra, transformando toda a cidade em um grande ‘lixão’ a céu aberto.

Veja o vídeo enviado pela leitora abaixo: