Alunos de escola municipal de RP recebem tratamento odontológico gratuito

Na próxima quinta-feira, dia 17, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), promoverá mutirão de tratamento a cárie dentária, conhecido como ART. A ação será realizada, gratuitamente, com alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho.

Dentistas da Secretaria de Saúde farão triagem dos estudantes no início da próxima semana, identificando quais crianças podem realizar o tratamento por meio do método ART – que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais e é aprovado por autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI). Este método melhora a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, em espaço de tempo menor, e pode ser realizado em espaços sociais, como escolas públicas e unidades de saúde.

“A grande vantagem deste procedimento é que todas as cáries em dentes temporários e permanentes são tratadas, impedindo o desenvolvimento das lesões que de outra forma teriam ficado sem atendimento. Dor e sofrimento são poupados às crianças, além da adequação da cavidade bucal que oportuniza uma diminuição da quantidade de bactérias cariogênicas através da eliminação das cavidades”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Rosana Mattiazzo.

Os atendimentos serão acompanhados de dicas para cuidar da saúde bucal da maneira correta, levando em consideração que jovens tendem a comer muitos doces, refrigerantes etc. Mostrar o quão importante é a escovação dos dentes, além de outras prevenções que ajudam a ter uma boa saúde dentária.