Ribeirão Pires combate mortes no trânsito com campanhas educativas

Com acesso aos dados para mapear locais onde acontecem mais acidentes, a Estância Turística trabalha educação no trânsito com diversas ações

Ao longo de todo o ano, Ribeirão Pires coloca em prática atividades para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre boas práticas para aumentar a segurança no sistema viário. Cursos em empresas, aulas nas escolas municipais, bloqueios educativos nas principais vias e intervenções nos pontos com maior índice de acidentes fazem parte das ações desenvolvidas na cidade.

Utilizando ferramentas como o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA-SP), a equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito consegue mapear os locais onde acontecem mais acidentes e organizar campanhas específicas para o local. A ferramenta, oferecida pelo DETRAN, contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas e podem ser acessadas pelo site www.infosiga.sp.gov.br com atualizações todo dia 19.

Desde o começo de julho, o Terminal Rodoviário ficou repleto de faixas com informações sobre Educação para o Trânsito. Todo o material foi confeccionado ao longo de curso realizado entre os dias 22 de maio e 10 de junho, oferecido pela Secretaria de Transportes e Trânsito para mais de 300 funcionários, entre motoristas e mecânicos.

Já se preparando para a Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro, a cidade está alinhando campanha em conjunto com outras 38 cidades da Região Metropolitana de São Paulo para, com isso, ganhar mais força nas ações de conscientização sobre o tema.

Recentemente, Ribeirão Pires colocou em prática o tema “Foca no Trânsito”. Com bloqueios educativos, palestras, faixas, atividades em escolas e ações no Facebook, o objetivo é reduzir acidentes e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 

Algumas atitudes simples, como o uso do cinto de segurança, nunca dirigir depois de beber ou falando ao celular e respeitar os limites de velocidade, ajudam a evitar que essas falhas humanas aconteçam.