Maestro João Carlos Martins abre Festival do Chocolate com sua Orquestra Bachiana Sesi-SP

Na noite do dia 22 de julho, sábado, a partir das 19h, acontece a abertura oficial da 11ª edição do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. O evento será realizado na Vila do Doce (Rua Boa Vista s/n – Centro), com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins. A entrada para o evento é gratuita.

No repertório da orquestra, composições clássicas de Beethoven, Bach e Mozart, canções marcantes de grupos como The Beatles e Queen, e dos compositores brasileiros Adoniran Barbosa e Heitor Villa Lobos. O concerto promete ainda momentos especiais ao longo da apresentação – quando o maestro assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.

Maestro João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música.

Começou a tocar piano aos 13 anos no Brasil, e aos 18 anos começou sua carreira internacional

Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estreia aos 21 em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada.

Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens devido personalidade artística.

Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos.

Em 2004 iniciou os seus estudos de regência. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista.

Em 2006 idealizou a Fundação Bachiana, cujo o tema é a arte e a sustentabilidade.

Hoje, aos 75 anos, construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra a se apresentar em Janeiro de 2007 no Carnegie Hall, feito esse que foi repetido em 2008.