Campanha “Foca no Trânsito” inicia em RP

Foto Mariana Rodrigues

Na última sexta-feira (9), a campanha Foca no Trânsito teve início na Estância Turística de Ribeirão Pires. Com bloqueios educativos, palestras, atividades em escolas e ações no Facebook, o objetivo da cidade é reduzir acidentes e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Uma Foca inflável fará parte das atividades desta ação. O material, parte fornecido em parceria com o Governo do Estado, ajuda a assimilar a ideia de que, ao prestar mais atenção ao trânsito e às práticas que evitam acidentes, os motoristas garantem maior segurança dentro do sistema viário em que estão inseridos.

Algumas atitudes simples, como o uso do cinto de segurança, nunca dirigir depois de beber ou falando ao celular e respeitar os limites de velocidade, ajudam a evitar que essas falhas humanas aconteçam.

Em conjunto as atividades realizadas durante o período da campanha, o Facebook da Prefeitura de Ribeirão Pires estará trabalhando a hashtag #FocaNoTransitoRP. Como forma de ampliar a visibilidade do assunto, as pessoas que encontrarem os mascotes da campanha e postarem foto nas redes sociais, poderão ser compartilhadas na página oficial.

“Como a maioria dos acidentes de trânsito são causados por erros humanos, queremos conscientizar as pessoas de que, com uma mudança de comportamento, podemos reduzir drasticamente o número de mortes. Buscamos o engajamento de todos os cidadãos para mudar essa realidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Nos dias 10 de junho e 24 de junho, focas infláveis serão espalhadas pelas 34 escolas municipais, durante as comemorações juninas. Crianças, jovens e adultos poderão tirar fotos e participar da campanha nesses eventos e também em outras atividades que serão realizadas por toda a cidade.