Ribeirão Pires recebe primeiro Laboratório de Atenção às Condições Crônicas do ABC

A Unidade Básica de Saúde do bairro Quarta Divisão, em Ribeirão Pires, iniciou nesta semana a implantação do Laboratório de Atenção às Condições Crônicas (diabetes, colesterol etc.), projeto da Secretaria de Estado da Saúde que tem por objetivo aprimorar o atendimento prestado aos usuários com doenças crônicas na Atenção Básica da rede municipal. A UBS ribeirãopirense foi selecionada pelo Estado e será a primeira na região do Grande ABC a receber a ação.

Até o final deste ano, equipe de Coordenação da Atenção Básica do Estado promoverá reuniões mensais – nove encontros no total – com a equipe da Unidade da Quarta Divisão. A experiência deverá ser levada às demais UBSs da cidade e, posteriormente, poderá ser aplicada em outros municípios do ABC.

Durante rodas de conversa com os profissionais da UBS, serão debatidas e traçadas estratégias para a reorganização da estrutura da Unidade, a territorialização (política e técnica utilizada para definir territórios de atuação dos serviços), o cadastramento das famílias, a classificação de risco desses moradores, a estratificação de risco das condições crônicas, além de discutir agenda de atividades, acolhimento e atendimento aos eventos agudos, entre outros temas.

Doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.