Faz muito tempo que se discute na Câmara Municipal da cidade a questão do horário em que as sessões devem acontecer. Vira e mexe se reclama que a população não pode comparecer devido ao horário, que é exatamente durante o horário de expediente de muitos. Eu até concordo que se isso vai dar mais oportunidade às pessoas para comparecerem nas sessões, deve mesmo acontecer.

No entanto, o que vimos na audiência pública promovida ontem pelo vereador Amaury Dias (PV), é que a minoria compareceu. Foi possível contar nos dedos quantas pessoas realmente estavam presentes durante a sessão de ontem. O que foi possível ver, era o número extremamente elevado de cadeiras vazias. É típico do ser humano colocar desculpas para não fazer aquilo que não quer, que se tem preguiça ou que não se gosta. É como diz uma velha citação: “Quem quer vai atrás, quem não quer, arruma uma desculpa”.

Eu até entendo que as pessoas estão tão desiludidas com a política que não têm vontade de sequer sair de casa para isso. Vimos na última eleição municipal o quão suja pode ser a política, mas também precisamos ver o bem enorme que podemos fazer através dela. É somente através da política que ações reais podem ser feitas pelas nossas cidades, estados, enfim, pelo nosso país. É através da política, e me refiro a boa política, que vamos avançar em diversos pontos que hoje, infelizmente não estão do jeito correto que deveriam estar.

Para fazermos essa boa política acontecer é somente através da participação popular da sociedade civil. Não importa qual seja a sua opinião, se você é ‘coxinha’, se você é ‘mortadela’, de direita, esquerda, enfim, o que o nosso país e nossa cidade precisam é que você participe da vida pública e política.

Não adianta aparecer apenas na hora de reclamar disso ou daquilo. É preciso acompanhar o real andamento das coisas e estar na ativa, porque quando alguma decisão política atingir a sua vida, você vai querer participar e se inteirar, mas aí, pode já ser tarde demais.