Ribeirão Pires retoma atendimentos ginecológicos nas UBSs

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires retomou os atendimentos de ginecologia e obstetrícia em todas as UBS do município. Até o último ano, apenas cinco das dez Unidades Básicas de Saúde contavam com médico especialista para consultas. A partir de agora, as UBSs da Quarta Divisão, do Jardim Caçula, da Vila Sueli, do Centro e da Santa Luzia também oferecem o serviço de saúde.

A retomada dos atendimentos foi realizada sem gerar novas despesas. Isso porque a Secretaria de Saúde aprimorou a gestão da escala de trabalho dos profissionais da área ginecológica e obstétrica da rede, direcionando um médico plantonista que atendia no Hospital São Lucas aos serviços da Atenção Básica, sem causar prejuízos à equipe de atendimento da Maternidade.

“A partir de análise criteriosa da realidade da saúde pública em nossa cidade, identificamos pontos críticos que precisavam ser modificados com urgência. Estamos, a medida do possível, encontrando alternativas para atender os anseios dos nossos pacientes e manter a cobertura dos serviços prestados, observando as prioridades e respeitando todas as orientações e normas do serviço público de saúde”.

 – Explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Os atendimentos de ginecologia e obstetrícia são agendados na UBS mais próxima da residência da paciente.

“Essa medida vem ao encontro de nossas ações de ampliação dos cuidados com a saúde da mulher, que incluiu a retomada dos exames de papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo de útero, neste ano em toda a Atenção Básica”.

 – Completou Patrícia.

A Secretaria de Saúde também está trabalhando para que o atendimento básico de odontologia esteja disponível nas dez UBSs da cidade. Em maio, dentistas voltarão a atender na UBS da Quarta Divisão e, nos próximos meses, o serviço deverá ser retomado nas UBSs de Ouro Fino, Jardim Guanabara e Santa Luzia. Para os moradores da região Central da cidade, o atendimento básico de odontologia é realizado no Centro Odontológico Municipal. Este atendimento oferece a realização de procedimentos de limpeza, restauração, extração e raspagem. Casos mais complexos são encaminhados da Atenção Básica para o Centro de Especialidades Odontológicas.

Notícias relacionadas: