Histórico: Corinthians e Ponte Preta reeditam final de 1977

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Na tarde do último domingo (23), o Corinthians confirmou vantagem sobre o São Paulo, conquistada na primeira partida. O placar de 2×0 deu ao Timão tranquilidade para cadenciar uma partida nervosa, regada de polêmicas, mas muito bem disputada. As duas equipes entraram em campo buscando um bom jogo, e foi o que apresentaram às suas torcidas.

O São Paulo atacou muito no primeiro tempo, tendo ótimas chances e obrigando o goleiro Cássio realizar algumas defesas. Do lado corintiano, a equipe de Fábio Carille soube suportar, ao melhor estilo do treinador, a pressão Tricolor. Ao final do primeiro tempo, Jô, sempre ele, marcou para os donos da casa. A polêmica era saber se Lucas Pratto, atacante do São Paulo, tocou na bola durante o cruzamento, o que teria tirado a posição de impedimento do atacante alvinegro. Posição legal confirmada, o Timão foi para o vestiário vencendo por 1×0, agora com três gols de vantagem no placar agregado.

Na volta para o segundo tempo as equipes demonstraram um pouco mais de nervosismo. Algumas jogadas um pouco mais duras geraram alguns cartões amarelos. Rodriguinho, do Corinthians, foi o primeiro a receber a advertência, mas como a equipe do Parque São Jorge estava na frente do placar, não custou tão caro assim. Os corintianos eram nitidamente mais tranquilos e clareavam melhor as jogadas. O São Paulo por sua vez, atacava afoito e sem objetividade.

Faltando pouco mais de 15 minutos para o final da partida o São Paulo perdeu Tiago Mendes depois de tomar o segundo amarelo. Diferentemente do que se esperava, o Corinthians preferiu segurar o placar ao invés de tentar ampliá-lo. Sofreu o gol. Lucas Pratto recebeu entre os zagueiros e como ótimo centro avante que é, empatou a partida; mas já era tarde.

O Corinthians enfrentará a Ponte Preta em uma reedição da final histórica do Campeonato Paulista de 1977, quando o Timão, com gol de Basílio, conseguiu quebrar um jejum de quase 23 anos sem conquistar um título.

As datas, horários e locais das partidas serão definidas na tarde desta segunda-feira (24), em reunião na sede da Federação Paulista de Futebol em São Paulo.