Que o respeito não seja apenas hoje

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data em que todas as lutas contra a discriminação e o desrespeito são lembradas.
É uma pena que ainda hoje, diversas cenas de machismo e desrespeito são vividas em nossa sociedade. Na questão do assédio sexual, por exemplo, é comum vermos relatos de pessoas que dizem que a culpa é da mulher, por ter usado um vestido mais curto, uma blusa mais decotada, entre outros. Nos dias de hoje, ainda é comum ver que homens tratam as mulheres como um simples ‘pedaço de carne’, um mero objeto de desejo e prazer pessoal.
Chega! Não deve haver espaço para este tipo de pensamento em nossa sociedade. A mulher deve ser tratada como um ser humano de respeito e com dignidade. É lindo ver que a cada dia, elas ocupam cada vez mais o mercado de trabalho e altas posições em nossa sociedade. Em nossa cidade, temos grandes exemplos de mulheres poderosas, engajadas com a comunidade e que devem ser homenageadas, como é o caso das nossas convidadas para a matéria especial de nossa edição para a Mulher.
O princípio de tudo sempre deve ser o respeito e o amor ao próximo. Não é porque uma mulher está com uma roupa mais curta ou seja bonita, que você deve ser um idiota. Não é porque você está em um lugar apertado, como o metrô, por exemplo, que você tem o direito de assediar uma mulher. Não é porque você ocupa uma posição de chefia, que suas subordinadas devam ouvir piadinhas vindas de você.
O homem precisa perder essa mentalidade de  que a mulher está abaixo dele e que pode ser usada no momento em que ele quiser. Não há fórmula mágica para isso, é só você aprender a ter educação e respeito mesmo!
Comece a pensar em como você gostaria que tratassem sua mãe, irmã, tia, ou até você mesmo e comece a tratar as outras pessoas dessa mesma forma, não apenas as mulheres mas também negros, GLBTs, enfim, todos. Afinal de contas, acima de qualquer diferença, somos seres humanos e merecemos, no mínimo, respeito.