Secretário de Esportes promete igualdade entre as modalidades

Secretário Iuquio
Secretário destaca ‘democracia’ entre as modalidades esportivas. (Foto: Ygor Andrade/DiárioRP)

Formado em Administração, o novo responsável pela Pasta de Esportes de Ribeirão Pires, Iuquio Iwasaqui também é professore de artes marciais, reconhecido pela Federação Paulista de Jiu Jitsu. Além deste, Iuquio destaca também o aprendizado que outros esportes proporcionaram a ele durante os anos praticados desde que ele e sua família passaram a fazer parte da Associação Nipo Brasileira em Ribeirão Pires.

“Disciplina, concentração, respeito ao próximo. Todos os esportes que pratiquei me ensinaram muito a respeito disso. Acredito ser credenciado para assumir a Secretaria, pois, além de vivenciar o esporte, também sou gabaritado para gerir.”

 – Destacou Iuquio.

Assim como outros Secretários entrevistados pelo DiárioRP, o responsável pelo Esporte disse ter encontrado o departamento em total abandono, sucateado e sem recursos próprios para trabalhar. Segundo ele, “a Secretaria está improvisando recursos para conseguir realizar o mínimo em relação a manutenções”.

“Estamos correndo para consertar o que está parado. Academias ao ar livre, campos, parquinhos; estamos com muitas dificuldades, tendo que gerir os recursos escassos da melhor maneira possível, até que a Administração encaminhe os recursos. O Prefeito Kiko (Teixeira – PSB), tem muito trabalho para fazer e nós vamos ajudá-lo da melhor maneira possível, reestruturando a cidade como um todo.”

 – Comentou o Secretário, que também enfatizou o discurso sobre a contenção de gastos. A palavra de ordem no início desta nova Administração Municipal, é realizar o máximo, com o menor gasto possível.

Sobre o que esperar da Secretaria, Iuquio foi bastante enfático ao dizer que todos os esportes terão espaço na cidade. De acordo com ele, vários representantes de ligas esportivas e de esportes de menor expressão já o procuraram.

“Fomos procurados, por exemplo, pelos praticantes de frisbee, Biatlo, Futebol Americano entre outras modalidades. Todos terão espaço na cidade. Teremos esportes de alto rendimento, mas também os menos conhecidos, afinal esporte não se resume a uma ou outra modalidade. Faremos com que todos recebam a atenção e o investimento que merecem.”

Parcerias Público Privadas também entraram na pauta da entrevista. O Secretário disse que não descarta nenhum tipo de apoio de empresas que queiram investir no esporte local.

“É uma hipótese. É algo que precisa ser estudado, analisando pelo setor jurídico e financeiro da Administração. Mas, com certeza, não havendo nenhum impedimento, poderemos sentar, discutir e por que não, colocar em pratica os projetos de PPP.”

 – Disse.

Ainda de acordo com o Secretário, um calendário esportivo será criado para atender a todas as demandas, sem que haja “atropelos” nas datas. Um evento, segundo ele, não será feito muito próximo ao outro, para que todos consigam se organizar e realizar um trabalho com maior qualidade.

“A ideia é fazer com que a população saiba que este calendário existe e participe. Queremos que Ribeirão Pires também respire um pouco mais o Esporte local, e isso passa pelo planejamento desse tipo de acontecimento.”

 – Finalizou Iuquio Iwasaqui.