Conheça o Novo secretário de Segurança Pública da cidade

José Luis Martins Navarro, é o novo Secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires (Foto: Ygor Andrade/DiárioRP)
José Luis Martins Navarro, é o novo Secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires (Foto: Ygor Andrade/DiárioRP)

Ribeirão Pires sofreu muito com a violência e a falta de segurança nos últimos anos. Para se ter ideia, entre janeiro e setembro de 2016, o número de assassinatos dobrou em relação ao mesmo período de 2015, com 10 homicídios. A população também reclama do aumento de roubos e furtos na cidade.

A nova Gestão Administrativa de Ribeirão Pires, (de Kiko Teixeira e Gabriel Roncon), convidou, pensando na melhoria da segurança pública, o ex-Coronel da Polícia Militar, José Luis Martins Navarro, para assumir a Secretaria de Segurança Pública.

Ex-Secretário da mesma Pasta em Santo André, Navarro também foi responsável por fazer a ligação entre a Polícia Militar e a Polícia Legislativa, na Assembleia Legislativa em São Paulo, além de ter participado por 20 anos da cavalaria Estadual. O atual Chefe da Pasta também tem muita bagagem quando o assunto é conhecer a região. Sob suas ordens, ele teve mais de quatro mil homens quando comandou o CPAM 6, (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), no ABC.

“Conheci o Prefeito kiko em 2009, quando ele era Chefe do Executivo de Rio Grande da Serra. Nossa relação se estreitou também por que eu era, à época, Secretário de Segurança em Santo André e ele Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O convite veio em um momento de desafio. Tenho certeza que trabalharemos, não sozinhos, mas com o aporte do Gabinete e auxílio das demais Secretarias, para uma cidade melhor e mais segura”.

 – Comentou o Secretário.

Sobre os recentes acontecimentos envolvendo, talvez o único espaço de lazer da cidade, a Vila do Doce, o Coronel foi bastante enfático e disse que não vai instalar uma guarita fixa da GCM no local.

“Entendemos que se uma base fixa for instalada no local, perderemos um número considerável de agentes; além do que, uma base fixa só faria com que as ações dos criminosos, sejam eles traficantes ou assaltantes, migrem para outras partes, ainda próximas ao Centro. É necessário uma estudo para que possamos decidir da melhor maneira possível, em relação ao que fazer para evitar esse tipo de ação num local público tão movimentado quanto a Vila do Doce”.

 – Denotou.

“Estudo”, aliás, foi uma palavra bastante utilizada pelo novo Secretário de Segurança Pública. Durante toda a entrevista cedida ao DiárioRP, Navarro fez questão de mencionar que inúmeras estratégias serão traçadas e postas em prática para aumentar não só a sensação, mas, de fato, a segurança da população.

“É como eu havia dito, um trabalho em conjunto com outras Pastas. Não posso, por exemplo, tratar um usuário como criminoso. Ele pode vir a ser um, mas ele é apenas o usuário. Esse, é um caso de Saúde Pública, em que ações serão necessárias para auxiliar no acolhimento à essas pessoas”.

 – Detalhou.

O Secretário ainda comentou a respeito da descentralização das ações da Guarda Civil Municipal na cidade. Segundo ele, sua Adjunta, Carla Soares, e alguns membros da GCM estão reunidos para viabilizar uma maneira de expandir as ações da companhia.

“A ideia é fazer com que a cobertura seja ampla, sem que falte efetivo. Vamos também ter uma parceria com a Polícia Militar e Civil, para tentar aumentar o número de agentes da Lei na cidade. Vamos, inclusive, fornecer acesso ao monitoramento da cidade para que possamos trabalhar em conjunto com esses dois braços da Lei”.

 – Finalizou o Secretário, com otimismo para os próximos meses.