Cientistas desenvolvem medicamento capaz de regenerar os dentes

aparelho-sorriso

Já pensou se seus dentes pudessem se regenerar das cáries, sem um tratamento extremamente complexo, caro e (para muitos) doloroso? Cientistas britânicos, do King’s College de Londres, desenvolveram uma substância química que fez células da polpa dental taparem naturalmente pequenos buracos nos dentes de ratinhos. Em outras palavras, a droga, chamada Tideglusib, fez com que os dentes se regenerassem sozinhos.

Os dentes, por sí só, conseguem restaurar pequenas camadas, mas quando se tratam de grandes cavidades, apenas intervenções podem recuperar os danos causados pelas cáries. O problema é que essas obturações, devem ser trocadas ao longo da vida, o que causa desconforto e gastos.

Pensando em como poderiam acabar com esses processos, esses cientistas londrinos testaram a nova droga em ratos, e o resultado surpreendeu.
“O espaço ocupado pela esponja fica cheio de minerais enquanto a dentina regenera, então você não tem nada ali que possa falhar no futuro.”
 – Disse o cientista Paul Sharpe.

A equipe agora quer descobrir como conseguir aumentar o poder de ação da Tideglusib.

“Não acho que vamos esperar muito tempo. Tenho esperanças de que (o tratamento) estará comercialmente disponível em três a cinco anos”.

 – Completou Sharp.

Com informações da BBC