Cachoeira da Fumaça é ótima pedida para as férias

cachoeira

Não é preciso ir muito longe para curtir um dia ou dois de muita natureza, diversão e aina vislumbrar aquele visual paradisíaco. Entre Rio Grande da Serra e a Vila de Paranapiacaba, há uma opção e tanto para os aventureiros de plantão. A Cachoeira da Fumaça, é um ponto turístico pouco explorado, mas com potencial gigantesco quando o assunto é natureza, trilhas, diversão e por que não, aquele mergulho para relaxar e renovar as energias.

Mas atenção, não vá se aventurando sem conhecer o lugar. Se nunca foi até lá, ou qualquer local parecido, siga aquelas dicas básicas de sempre.

Procure um guia: Mesmo que você vá com aquele amigo com ótimo senso de direção, e que parece o McGiver, é sempre bom contar com a ajuda de alguém que conhece muito bem as trilhas e saídas.

Leve sempre protetores e repelentes: Não dá para relaxar nem um pouco em relação aos cuidados com a pele, muito menos quando se está na mata fechada. Há dezenas de espécies de mosquitos que podem causar muita dor quando picam, ou até mesmo transmitir doenças.

Vá em grupos: Essa é uma daquelas dicas que nem precisariam ser citadas, não é mesmo? Andar em grupos de no mínimo cinco pessoas é quase uma Lei nessas horas. Sempre bom deixar aqueles familiares avisados e jamais se esqueça de um kit básico de primeiros socorros.

Leve água e comida: Não é nada incomum ouvir falar de grupos que acabaram se perdendo em meio a mata. Mesmo que haja água e algumas frutas pelo caminho, nem sempre podemos confiar naqueles filmes ou programas de TV que nos “ensinaram” o que fazer nessas horas. Permanecer hidratado e bem alimentado é primordial no caso de se perderem por ai.