Unidades Básicas de Saúde devem receber prontuários eletrônicos

O Ministério da Saúde anunciou recentemente, que todas as Unidades Básicas de Saúde, em todo o território brasileiro, deverão, até o próximo dia 10, instalar um sistema eletrônico de prontuários. A medida, segundo o Ministério, serve para agilizar o atendimento, e garantir que os médicos possam acompanhar de maneira facilitada o histórico do paciente, como, por exemplo, resultado de exames.

Os Estados Unidos criou uma Lei de incentivo para a instalação de prontuários eletrônicos, e, de acordo com uma pesquisa feita pela HealthIT, os resultados têm sido extremamente gratificantes, que mostram que em 2014, aproximadamente 83% dos médicos usaram algum tipo de prontuário eletrônico no país, facilitando e agilizando o atendimento. No Brasil, alguns especialistas creem que o prazo é curto para a instalação de tais modernidades.

Cerca de 75% das UBSs no Brasil, ainda utilizam prontuários em papel; a questão, no entanto, vai além da boa vontade para a instalação do registro virtual. Ou seja, pontos como aquisição de computadores e franquias de internet, ainda precários no país, devem ser levadas em consideração para a instalação dos novos sistemas.

As questões de infraestrutura não devem ser os únicos quesitos considerados. O treinamento dos funcionários que deverão trabalhar com o novo sistema, também é algo a ser pensado e avaliado pelas Secretarias de Saúde Municipais.