Por falta de energia e sem gerador, UPA fica no escuro

upa-escura
Unidade estaria sem gerador há pelo menos um ano. (Foto: Guilherme Duarte/DiárioRP)

Na madrugada desta quinta-feira (10), a Unidade de Pronto Atendimento de Ribeirão Pires (UPA) paralisou o funcionamento por conta de uma queda de luz. Segundo os próprios funcionários da unidade, um gerador, que deveria impedir este tipo de ocorrência, não funciona há pelo menos um ano, época em que outro incidente desse tipo também teria ocorrido. Pacientes que estavam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficam pessoas com problemas de saúde mais graves, tiveram que ser transferidos às pressas para hospitais de outras cidades, como Rio Grande da Serra e Mauá. O centro de saúde ficou pelo menos seis horas sem luz, até que a energia fosse re-estabelecida pela AES Eletropaulo, pouco antes da 1h.

Isso aqui está um caos. Não temos nem papel higiênico e nem produtos de limpeza pra manter a higiene mínima do lugar. Para limpar todo o prédio só existe uma pessoa, que obviamente não vai dar conta de tudo. Hoje, a doutora até entrou em pânico, sentou ali [apontando para uma escada] e começou a chorar. Não existe nenhuma condição de trabalhar aqui.

-Informou uma funcionária.

O DiárioRP enviou uma equipe de reportagem até o local durante a madrugada e funcionárias do hospital estavam trabalhando sob luz de velas para atender os pacientes que ainda estavam por lá.

E cadê o prefeito nessas horas? Ele nem deu as caras por aqui. Mas na hora de chamar a gente de vagabundo e dizer que a culpa do problema da saúde é nosso, ele é bom. Porque ele não veio ver o sufoco que passamos aqui hoje?

– Denunciou outra funcionária.

Durante o apagão, as funcionárias do local ficaram sem nenhum segurança ou Guarda Municipal no local.

Só tem mulher trabalhando aqui. E se entra um louco ou alguém sob efeito de drogas? Como que faz? Aqui não tem segurança nenhuma, as portas estão todas abertas. É um caos completo.

Procurada pela nossa equipe de reportagem, a prefeitura de Ribeirão Pires não respondeu nosso contato.

Veja o vídeo: