Outubro Rosa traz consciência sobre o Câncer

Campanha dura o mês todo, e serve para lembrar a importância dos exames preventivos. Foto: Reprodução
Campanha dura o mês todo, e serve para lembrar a importância dos exames preventivos. Foto: Reprodução

Outubro chegou e com ele uma das campanhas de Saúde mais importantes atualmente: A prevenção ao câncer de mama, uma campanha do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de todos os municípios do país, que visa a prevenção por meio do toque, o que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode prevenir até 30% dos casos.
Além do toque, (exame preventivo mais indicado para ser realizado em casa) são indicados exercícios físicos, boa alimentação, evitar o consumo de álcool e amamentação. Contrariando o que algumas mulheres pensam sobre amamentação, o seio não se deforma pelo ato e ajuda na prevenção de doenças tanto para mãe, quanto para o bebê.
O Câncer de Mama mata, em média, mais de mil mulheres no mundo, e ainda há uma defasagem muito grande em relação a conscientização das mulheres no país. O Câncer, descoberto no início tem tratamento e cura, com índices bastante animadores. Em 2016, ainda de acordo com o INCA, são esperados quase 60 mil novos casos. Os sintomas são: caroços na base do seio, geralmente sem dor; pele avermelhada, alterações no mamilo entre outros.