Muita calma com Tite e a Seleção Brasileira

Banner Ricardo

O começo de Tite sob o comando da Seleção Brasileira foi fantástico. As vitórias contra Equador e Colômbia surpreendeu até o mais otimista dos torcedores. Adenor, logo nas primeiras partidas, tirou o Brasil da 6ª posição e deixou na vice-liderança com 15 pontos, atrás apenas do Uruguai.

Em dois jogos, o ex-técnico do Corinthians soube dar um novo padrão de jogo ao time brasileiro. Compactação, contra-ataque rápido, toque de bola, ou seja, tudo aquilo que o futebol moderno pede como requisito básico e que o torcedor esperava ver em campo. Dunga em quase dois anos comandando o Brasil não conseguiu fazer. A equipe tinha um futebol feio e não agradava a ninguém.

Mas é preciso ter muita calma com este novo trabalho. Apesar do bom começo, Tite enfrentará problemas e dificuldades que só serão superados com o apoio dos brasileiros. O Brasil por vezes irá jogar mal, não vai vencer jogos que deveria conquistar os três pontos, fatos normais em um início de trabalho. Vale lembrar que Adenor nem sempre terá todos os jogadores que ele quer a disposição e não pode treiná-los todos os dias. É preciso ter paciência.

Após a vitória contra os colombianos, alguns comentaristas já falavam até no hexacampeonato que pode ser conquistado em 2018. De novo, é preciso ter calma. Entendo que estamos ávidos por ver um Brasil que jogue futebol que encante, mas a empolgação não pode tomar conta. É um trabalho ainda em início, que levará tempo para amadurecer.

O Brasil precisa dar um passo atrás do outro, sem pular nenhuma etapa e principalmente, não pode se empolgar e entrar no espírito de “o campeão voltou”. A paciência e o apoio da torcida serão fundamentais para a Seleção Brasileira voltar a ser o que sempre foi.