TV Diário: Após cirurgia, Secretário continua no cargo

Na última quarta-feira (20), a saúde de Ribeirão Pires foi envolvida em mais uma polêmica. O então Secretário de Saúde, Gerson Constantino, utilizou a Maternidade São Lucas para realizar um procedimento de cirurgia plástica, especialidade que não consta no quadro clínico do local.
Os Vereadores, Eduardo Nogueira (SD) e Rubão (PPS) receberam telefonemas anônimos informando sobre o ocorrido e foram até a unidade de saúde constatar a veracidade dos fatos. No local, perceberam que de fato, Constantino estava realizando um procedimento cirúrgico. As denúncias teriam partido dos próprios funcionários do São Lucas.
“Eu e o Eduardo Nogueira recebemos uma denúncia por telefone de que o Secretário de Saúde, Gerson Constantino, estava fazendo uma cirurgia plástica no Hospital São Lucas.  Faltam médicos na UPA, medicamentos e o Constantino estaria usando o espaço público em benefício próprio.”
– Criticou Rubão.
Eduardo Nogueira também mostrou insatisfação com o que vem ocorrendo na saúde de Ribeirão Pires.
“Nós ficamos indignados, lá  é uma maternidade, estava sendo realizado uma redução de mama, sendo que as mulheres em trabalho de parto precisam procurar atendimento em outros hospitais, porque muitas vezes não há médicos para realizar o atendimento. Então, é um absurdo ele ter utilizado uma sala de parto para algo em benefício próprio.”
– Disse Nogueira.
O Parlamentar ainda fez um apelo para que a CPI que vai investigar possíveis irregularidades na saúde seja instaurada.
“Não tenho dúvida de que a comissão de inquérito precisa ser instalada. Eu até pedi para o Presidente da Câmara, o José Nelson (PMDB), para que a investigação ocorra. Porque ela é uma maneira de esclarecermos muito do que está ocorrendo na cidade. Isso é bom para todos, inclusive para o Prefeito. Pois ele vai tomar conhecimento de alguns fatos que podem estar acontecendo e ele não tem ciência.”
– Alertou Eduardo.
Semanalmente, vários legisladores pedem que a CPI seja colocada em prática, mas Zé Nelson indica que a investigação não deve ocorrer.
O diretor técnico da unidade de saúde, Flávio Andrade, não sabia da cirurgia e teria falado aos Parlamentares que o que estava acontecendo no Hospital era um erro e assinou um termo informando que não tinha ciência dos fatos.
A Legisladora Diva do Posto (PR) posteriormente foi à unidade de Saúde e foi impedida de ter acesso à algumas áreas do local, mesmo que, como Vereadora, ela tenha o direito e o dever de fiscalizar possíveis irregularidades.
“Eu fico indignada por nós não termos laboratórios desde fevereiro do ano passado, faltam insumos de enfermagem, faltam profissionais de saúde em várias unidades da cidade e ele está usando uma maternidade para fazer uma cirurgia plástica?”
– Questionou Diva.
A equipe do DiárioRP conversou com o Dr. Ricardo Rizk, Presidente da OAB de Ribeirão Pires, para entender o que uma possível irregularidade pode acarretar para o município.
“Este caso demanda uma investigação mais profunda. Então, caso sejam comprovadas as alegações de abuso de autoridade ou de poder nessa situação envolvendo o Secretário, ele pode sim sofrer sanções previstas em lei.”
– Disse o dirigente.
O advogado ainda lembra que, caso a situação do Secretário fosse emergencial, o atendimento pode não ter infringido nenhuma lei.
“Se o atendimento foi em caráter de emergência, por lei o hospital tem o deve de prestar os primeiros socorros. Mesmo não tendo uma equipe de cirurgia plástica, eles podem ter chamado médicos de outros locais para realizar o atendimento.”
– Esclareceu Rizk.
No fim de semana, o Diário do Grande ABC publicou uma notícia dizendo que o Secretário seria exonerado pelo Prefeito. Mas, em contato com a assessoria do Paço, o DiárioRP foi informado que o Chefe da Pasta segue normalmente no cargo.
“A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires informa que Gerson Constantino permanece no cargo até a presente data. Vale ressaltar que está apurando o caso e que tomará providencias cabíveis, caso seja necessário.”
– Informou.
Entretanto, em contato com o alto escalão do Executivo, a reportagem do jornal foi informada que Constantino teria pressionado Benevides para permanecer no comando da Secretaria.
O jornal tentou entrar em contato com o Secretário Gerson para esclarecer o ocorrido, porém, não obteve sucesso.