Moradores convivem com roubos de fios em RP e RGS

luz_dentro_site
Foto: Ygor Andrade/DiárioRP

Há algum tempo os moradores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm sofrido com o constante roubo de fios de telefonia fixa. Os locais mais afastados são os principais prejudicados, e de acordo com a Capitã da Polícia Militar, Graziela Bazili, em 2015 este foi um caso constante. “Em 2016 já tivemos algumas ocorrências da mesma natureza”, disse.

“Por serem lugares afastados, como, por exemplo, o bairro da Santa Clara, os ladrões acabam sendo favorecidos. Na última ocorrência, os policiais militares conseguiram capturar os ladrões dentro da mata nas proximidades do roubo.”

Detalhou a Capitã.

Em muitos casos, carros brancos, parecidos com os utilizados pelas prestadores de serviço de telefonia, são utilizados para ludibriar os moradores, dando a entender que estão apenas realizando algum tipo de manutenção.

“Mas também existem os mais ousados, que roubam em plena luz do dia e sem nenhuma camuflagem.”

Comentou Bazili.

Recentemente uma das maiores prejudicadas foi a Apae de Rio Grande da Serra, que chegou a ficar semanas sem comunicação por telefone e serviços de internet.

“Chegamos a ficar três semanas. Isso acontece desde outubro do ano passado, e todo mês isso tem acontecido por pelo menos uma semana em cada mês.”

Lamentou o diretor administrativo da Apae, José Miguel Tartuci.

Ainda de acordo com ele, não somente a Apae foi prejudicada, mas os moradores do Bairro Jardim Novo Horizonte, além da Escola Estadual Antônio Lucas e da ETEC Rio Grande da Serra. O diretor administrativo da Apae sabe exatamente onde os roubos são realizados: Na Rua Francisco Morais Ramos, na altura da ETEC, e na mesma rua, próximo à Estação Elevatória de Esgoto. Entramos em contato com a Prefeitura de Rio Grande da Serra para esclarecer tais informações, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos reposta.

Canal de informações

Ainda segundo a Capitã Graziela Bazili, as reuniões do Conseg (Conselho de Segurança) de Ribeirão Pires facilitam a chegada destas informações, mas lamenta que a inconsequência dessas ações prejudiquem tanto a população local.

“São idosos que precisam se comunicar com seus filhos, crianças que utilizam a internet para estudar. É um serviço essencial que está sendo constantemente interrompido.”

Enfatizou a Capitã.

Questionada sobre quem poderiam ser os compradores destes fios, a Capitã Graziela foi bastante enfática.

“Acreditamos, nós e a Polícia Civil, que este material roubado seja todo encaminhado à Zona Leste de São Paulo, devido à proximidade e facilidade do acesso à região.”

Detalhou a Capitã.

Em contato com a Delegacia da Polícia Civil de Ribeirão Pires, fomos informados que, devido a uma operação que estava sendo realizada na última segunda-feira (7), a contagem do número de ocorrências sobre o assunto seria impossível de ser realizada.