Um novo olho para os árbitros

Banner Ricardo

Talvez os árbitros sejam os que mais sofrem dentro de campo e as mães destes fora dele. Basta um erro, uma desatenção, que o cara de amarelo é ofendido, ameaçado, suas habilidades e seu caráter são questionados. A falha é repetida inúmeras vezes em programas televisivos e alguns comentaristas apenas colocam mais lenha na fogueira, ao invés de exercer sua função de analisar o momento de maneira fria e imparcial. Sentar em uma cadeira e com várias imagens de um mesmo lance, é fácil. Já o juiz, tem apenas milésimos de segundo para tomar uma decisão. E as vezes, não é a mais acertada.

Os erros de arbitragem foram o principal assunto em 30 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2015, de acordo com a CBF. Por isso a entidade máxima do esporte no Brasil vai sugerir à FIFA a criação do Árbitro de Vídeo. Este novo integrante da equipe de arbitragem vai ajudar seus companheiros em lances capitais das partidas. Por exemplo, uma falta que aconteceu muito próxima à uma das áreas e o juiz acabou marcando pênalti. O novo componente vai poder avisar à equipe que a marcação está errada e o erro vai ser corrigido. Lances em que o árbitro estiver com a visão obstruída também poderão ser avisados através do recurso eletrônico. Mas lances interpretativos, como mão na bola ou bola na mão e impedimentos não poderão sofrer nenhum tipo de interferência externa. A ideia, se for aprovada, é utilizar o vídeo para correção de erros já no Brasileirão deste ano e deve ter um custo de R$ 12 milhões para ser implantado no torneio.

Ainda é um começo, mas depois de erros e mais erros, os comandantes do futebol brasileiro, enfim, marcaram um gol. Porém, ainda é preciso fazer muito para ajudar os juízes brasileiros. Lembrando que estes são amadores, não recebem treinamentos específicos e precisam ter outras profissões para ter um sustento. A CBF precisa urgentemente profissionalizar os árbitros. Um primeiro passo para ajudá-los começou a ser dado, entretanto, o caminho não só para quem apita, mas para o futebol tupiniquim como um todo, ainda é muito longo.