Mais animais são envenenados em RP

Na última sexta-feira, 23, sete animais foram envenenados na Vila Nova Suíça, região alta de Ribeirão Pires. Os animais foram resgatados da rua por uma moradora que ofereceu abrigo para os cães. Destes, pelo menos cinco morreram.

Segundo relatos de vizinhos, muitos não gostavam dos animais pois, quando viviam na rua, costumavam latir contra pedestres:

“Fazem semanas que eles estão trancados dentro de casa. Não deixo mais eles saírem na rua”

-Disse Marta Souza, cuidadora dos cães.

De acordo com apuração feita pela equipe de reportagem do DiárioRP, a pessoa que envenenou os animais, adentrou no terreno de Marta pela parte de trás, onde, através de uma janela jogou carne com ‘chumbinho’ para os animais ingerirem o alimento envenenado.

Vizinhos acusam um senhor, conhecido como ‘Pica-Pau’ de reclamar dos animais e, por diversas vezes afirmar que os animais os atacavam. Para Marta, ele chegou a dizer que os mataria, afirmou a cuidadora.

O que é estranho é que a casa do Senhor Francisco, o Pica Pau, fica de trás com a da cuidadora de animais e facilitaria o acesso do sujeito até a janela de sua casa.

“Uma vez eu já o ví dentro do meu quintal com uma foice.”

-Concluiu.

Procurado por nossa equipe, Francisco Sellaro negou que tenha praticado qualquer ato contra os animais. Afirmou que não gostava deles, mas que não os matou. Perguntado se poderia ser algum de seus inquilinos, Pica Pau nega, mas quando solicitado por informações, nega que sequer saiba o nome dos locatários.

A polícia civil investiga o caso. Se o autor dos crimes for encontrado e condenado, pode responder por violação de domicílio, maus tratos contra animais e por comprar chumbinho.

Chumbinho

O chumbinho ou veneno 1080 é um dos venenos mais conhecidos pelo público, à base de estricnina. Muito utilizado no combate aos ratos, o Monofluoracetato de sódio é considerado o mais perigoso do mundo porque não tem cor, cheiro ou sabor; é altamente solúvel em água e facilmente absorvido pela pele. Não há nenhum antídoto conhecido e uma colher de chá do veneno pode matar até 100 pessoas adultas.

O chumbinho não mata apenas o animal envenenado, mas também os outros que estiverem dentro da sua cadeia alimentar. No Brasil, são registradas cerca de 200 mortes de crianças causadas pelo chumbinho por ano.

Vale ressaltar que dar veneno para animais é crime federal previsto na lei de Crimes Ambientais (9605/98), e pune os infratores com prisão de 3 meses até um ano, além de multa. Além disso, a compra e venda de chumbinho também é crime, já que é proibido pela Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A venda do produto é classificada como crime contra a saúde pública e está prevista no artigo 273 do Código Penal Brasileiro, que prevê ao infrator pena de 10 a 15 anos de prisão, além de multa.

Lei Municipal

O vereador Edson Savietto (PDT), o Banha, que acompanhou o caso de perto, afirmou que na próxima sessão apresentará uma lei para que locais que vendam o produto sejam fechados imediatamente e paguem multa de até 5 mil reais. Uma lei mais amena, também criada pelo legislador já está em vigor, mas com multas mais amenas. A nova lei pretende criar uma punição mais rígida para os infratores.

“vou escrever hoje mesmo e já apresentar na próxima semana.”

-Afirmou Banha.

Notícias relacionadas: