Pais denunciam estado precário de escola

Cobertura teve que ser retirada. (Foto enviada por leitor)
Cobertura teria sido feita as pressas, mas teve que ser retirada (foto enviada por leitor).

Moradores de São Caetaninho denunciam o estado precário de uma escola da região. Segundo os pais, já faz meses que aguardam a reforma do local, que, até hoje, não aconteceu.

Alunos da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva sofrem, pelo menos, desde 2013 com a situação precária em que a escola se encontra. São meses de espera por uma intervenção por parte da Prefeitura, que, até hoje, não ocorreu.

O estado da escola é precário: os portões precisam de madeiras pregadas para dar sustentação e não caírem; e o telhado do pátio foi retirado, o que impede os alunos de saírem das salas de aula em dias frios ou chuvosos. Muitas vezes, o professor precisa sair na chuva para buscar o lanche das crianças e trazer até a sala de aula. Além disso, as quatro salas de aula e a quadra esportiva, prometidas em meados de 2013, até hoje, sequer foram licitadas.

O descaso com a escola já é famoso: em abril do ano passado, uma equipe da Rede Record esteve no local para denunciar o caso. O desagrado por parte do apresentador do telejornal foi tão grande que, mesmo ao vivo, chegou a chamar a Secretária de Educação e o Prefeito da cidade de incompetentes.

Após a denúncia, a Prefeitura chegou a fazer modificações, mas que não duraram muito:

“Ela [prefeitura] fez essas salas provisórias e garantiu que até o mês de junho do ano passado [as definitivas] seriam entregues, mas não foi, e a cobertura que foi colocada aqui fizeram tão mal feito e tiverem que tirar tudo.”

– afirmou Aparecida Nunes, uma das mães que lutam pela melhoria de escola.

Procurada por nossa reportagem, a Prefeitura de Ribeirão Pires afirmou que aguarda repasse de emenda parlamentar no valor de 300 mil reais, e que o acordo já foi assinado. A licitação deverá começar logo após o recebimento do valor.

A assessoria da Deputada Federal Keiko Ota (PSB) – responsável pela emenda enviada para a cidade – confirmou que o o acordo já foi assinado com o Prefeito, mas que aguarda o início da licitação para que seja possível realizar o repassasse da verba.

Veja, na íntegra, a matéria veiculada pela TV Record: