Ribeirão promove ações de combate à homofobia

No dia 17 de maio, próximo domingo, é comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, e, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, o Grupo de Apoio à Diversidade (GAD) promoverá diversos eventos voltados à conscientização sobre o tema.

No próximo sábado, 16, acontece o evento “Diversidade na Vila”, que contará com a apresentação de artistas, como a cantora Paloma Bastos e os grupos de dança X’pression e Stiletto. Além dos musicais, haverá apresentação da comédia “Miss Brasil Sou Eu – A Comédia da Beleza”. O evento acontecerá no palco da Praça Central (Vila do Doce), e deverá ter início às 18h.

Durante o evento, o Centro de Infectologia de Ribeirão Pires promoverá ações de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Na terça-feira, 19, uma sessão solene será realizada na Câmara Municipal da cidade, que será a primeira casa de leis no estado a firmar convênio com a Secretaria da Justiça da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, para receber denúncias de casos de homofobia. O evento, ainda contará, com homenagens para grupos militantes e empresas privadas e públicas que contribuem para o acolhimento da comunidade LGBT e o combate da discriminação.

 

Capacitação para professores

Professores da rede municipal de ensino receberão, durante os meses de maio a junho, palestras e capacitação voltadas a questões LGBT. Com ênfase na adoção e união por casais homoafetivos, o processo já está em andamento e teve início no mês de março, logo após o início do ano letivo.

 

Leis de combate à homofobia

A Lei Estadual nº 10.948/01 pune órgãos públicos e privados que ajam com homofobia: é o que a Coordenadoria de Minorias da Prefeitura de Ribeirão Pires estará divulgando, durante todo o mês de maio, através de banners colocados em locais estratégicos da cidade.

Além da lei estadual, a cidade conta com uma lei municipal, de autoria do vereador Eduardo Nogueira (SOL), que institui o dia 17 de maio como dia de combate à homofobia também na cidade.

 

11182205_971400682893506_7489497394709364380_n